terça-feira, 4 de setembro de 2012

Jurandyr Luciano Sanches Ross


Jurandyr Ross

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jurandyr Luciano Sanches Ross
Geografia física
Jurandyr L. S. Ross.jpg
Nacionalidade brasileiro
ResidênciaBrasil
Actividade
Campo(s)Geografia física
InstituiçõesDepartamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Alma materDepartamento de Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
TeseEstudo e Cartografia Geomorfológica da Província Serrana - MT
Orientador(es)Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu

Jurandyr Luciano Sanches Ross é um geógrafo brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo, com mestradodoutorado e livre-docência em Geografia Física pela mesma Universidade.[1]

Índice

  [esconder

[editar]Carreira

É membro do conselho editorial da Revista do Instituto Florestal, da Revista Brasileria de Geomorfologia, do conselho consultivo do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e professor titular da Universidade de São Paulo. Foi chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP de 1983 até 2010.
Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia,cartografiagestão ambientalzonamento ecológico-econômico e planejamento ambiental e produção do conhecimento geocientífico.
Foi professor do primeiro e segundo graus na rede de ensino privado e participou do Projeto Radam e do mapeamento geomorfológico do Centro-Oeste e Sul da Amazônia.
Como consultor participou também dos estudos ambientais para a construção de hidrelétricas dos rios Xingu, Madeira, Iguaçu e Uruguai. Participou também das pesquisas socioambientais para Zoneamento Ecológico-Econômico junto ao MMA (Ministério do Meio Ambiente); dos projetos da bacia do Alto Paraguai, zona costeira do Brasil e do PPG7 - Programa de Proteção das Florestas Tropicais - Amazônia.

[editar]Publicações

  • Geomorfologia ambiente e planejamento (Editora Contexto, 1990)
  • Geografia do Brasil (co-autoria, coleção Didática da Edusp, 1996)
  • Ecogeografia do Brasil - Subsídio para Planejamento Ambiental (Oficina de Textos, 2006)

Referências

[editar]Ligações externas

Ícone de esboçoEste artigo sobre sobre um geógrafo, integrado ao Projeto Geografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Aroldo de Azevedo


Aroldo de Azevedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aroldo de Azevedo
Geografiageomorfologia
Silver - replace this image male.svg
Nacionalidade Brasileiro
Nascimento3 de março de 1910
LocalLorena
Falecimento4 de outubro de 1974 (64 anos)
LocalSão Paulo
Actividade
Campo(s)Geografiageomorfologia
Aroldo Edgard de Azevedo (Lorena3 de março de 1910 — São Paulo4 de outubro de 1974) foi um geógrafo e geomorfólogo brasileiro.

Índice

  [esconder

[editar]Biografia

Filho de Arnolfo Azevedo, que foi deputado federal por São Paulo e senador. Quando deputado, foi Presidente da Câmara dos Deputados por oito anos e foi quem fez construir o Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro, para sede da Câmara.
Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro, que nunca exerceu a profissão, Aroldo de Azevedo licenciou-se em geografia e história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), tendo sido também um dos primeiros professores de geografia daquela universidade.
Foi também o primeiro grande autor de livros didáticos de geografia do Brasil, com mais de trinta títulos publicados, e marcou o ensino desta disciplina para várias gerações de estudantes.
Na década de 1930 Aroldo de Azevedo, já escritor de livros didáticos, toma conhecimento da Associação dos Geógrafos Brasileiros e começa uma intensa relação com a entidade. Em 1939 se torna secretário geral e em 1940 presidente da AGB.
É autor do primeiro mapa e de uma das primeiras classificações do relevo brasileiro, ainda hoje usada em livros escolares, apesar de obsoleta [1] Tal classificação, feita em 1949, baseia-se na altimetria e nela encontram-se definidas grandes unidades de planaltos (áreas com mais de 200 m de altitude) e planícies (até 200 m de altitude), a saber:
Planaltos
Planalto Atlântico
Planalto Central
Planalto Meridional
Planícies

[editar]Obras

  • Subúrbios orientais de São Paulo (1945)
  • Regiões e paisagens do Brasil (1952)
  • Vilas e cidades do Brasil colonial (1956)
  • Panorama da produção agropecuária brasileira (1960)
  • Cochranes do Brasil (1965)
  • O mundo antigo (1965).

[editar]Obras didáticas

  • As Regiões Brasileiras (1964)
  • O Mundo em que Vivemos
  • Terra Brasileira
  • Os Continentes
  • Geografia Física
  • Geografia Regional
  • Geografia Humana do Brasil
  • Leituras Geográficas
  • Monografias Regionais

[editar]Notas

[editar]Referências bibliográficas

Aziz Ab'Saber


Aziz Ab'Saber

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aziz Ab'Saber
Nome completoAziz Nacib Ab'Saber
Nascimento24 de outubro de 1924
São Luís do ParaitingaSão Paulo
Morte16 de março de 2012 (87 anos)
Cotia
Nacionalidade Brasileiro
OcupaçãoGeógrafoecólogo e professor universitário
Considerado como referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas foi um cientista polivalente, laureado com as mais altas honrarias científicas, em arqueologiageologia e ecologia - Membro Honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Grã-Cruz em Ciências da Terra pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente. Era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e atual Presidente de Honra daSociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Embora aposentado compulsoriamente no final do século XX, manteve-se em atividade até o fim da vida.
Na véspera da sua morte, entregou à SBPC os arquivos de sua obra completa, em DVD, com a seguinte dedicatória: "Tenho o grande prazer de enviar para os amigos e colegas da Universidade o presente DVD que contém um conjunto de trabalhos geográficos e de planejamento elaborados entre 1946-2010. Tratando-se de estudos predominantemente geográficos, eu gostaria que tal DVD seja levado ao conhecimento dos especialistas em geografia física e humana da universidade".[3]

Índice

  [esconder

[editar]Biografia

Filho de um mascate libanês[4] e de uma brasileira de São Luiz do Paraitinga e criado em meio a roceiros dos quais sua mãe era filha, se muda para São Paulo pouco antes de ingressar naUSP no curso de Geografia e História aos dezessete anos, assumindo sua primeira função pública como jardineiro da Universidade, enquanto dava continuidade à sua formação com cursos de especialização.
Trabalhou durante vários anos como professor do ensino básico. Posteriormente lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e finalmente na Universidade de São Paulo.
Iniciou suas pesquisas na área de geomorfologia e logo passou a incorporar conceitos de diferentes áreas do saber.
Desenvolveu centenas de pesquisas e tratados científicos, dando contribuições importantes para a ecologiabiologia evolutivafitogeografiageologiaarqueologia, além da geografia. Dentre algumas dessas múltiplas contribuições, estão estudos que corroboram a descoberta de petróleo na porção continental na Bacia Potiguar e a coordenação da criação dos parques de preservação da Serra do Mar e do Japi. Os temas abordados incluem exaustivas classificações e levantamentos nos domínios morfoclimáticos e dos ecossistemas continentais sul-americanos, reconstituição de paleoclimas sul-americanos, estudos de planejamento urbano aerolar, pesquisas de geomorfologia climática sul-americana, elaboração de modelos explicativos para a diversidade biológica neo-tropical - Redutos Pleistocênicos - além de estudos sobre rotas de migração dos povos pré-colombianos sul-americanos. Atuou também com medidas para preservação do patrimônio histórico - tombamento do Teatro Oficina) - e teorias da educação, com o fim de incluir currículos setoriais em grades de ensino regionais e nacionais. [carece de fontes]

[editar]Morte

Ab'Saber morreu de parada cardíaca na manhã de 16 de março de 2012, às 10h20min, em sua casa na região metropolitana de São Paulo, aos 87 anos.[5] A informação foi dada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que Ab'Saber presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra e conselheiro.
Apesar da idade avançada, o geógrafo continuava sendo um observador atento das controvérsias políticas relativas à questão ambiental. Envolveu-se, por exemplo, com a discussão do novoCódigo Florestal Brasileiro, que pode alterar as áreas de preservação obrigatórias em propriedades particulares, nos últimos dois anos. Segundo a SBPC, Ab'Saber criticou o texto por não considerar o zoneamento físico e ecológico de todo o Brasil e não levar em consideração a diversidade de paisagens naturais do país. O estudioso também chegou a sugerir a criação de um Código da Biodiversidade para implementar a proteção a espécies da flora e da fauna brasileiras.[3]

[editar]Características de sua obra

Ab'Saber defendeu um papel mais ativo dos cientistas, com a ciência aplicada e colocada a serviço dos movimentos sociais.[6] Esse ideal o levou a ser consultor ambiental do Partido dos Trabalhadores e a tornar-se próximo de Lula por um longo período. Posteriormente tornou-se crítico do Governo Lula devido, especialmente, à sua política ambiental - a qual classificou como a maior frustração na história do movimento ambientalista brasileiro. O intenso apoio governamental aos usineiros e ao projeto de Transposição do Rio São Francisco - que julgava servir primordialmente aos interesses dos grandes proprietários de terra do nordeste seco - também colaboraram para seu distanciamento. Avaliava que o governo, ao mesmo tempo em que conseguia popularidade com medidas mitigadoras, aprofundava um modelo de desenvolvimento hostil aos interesses da maior parte da população brasileira. Com a credibilidade adquirida nas décadas de trabalho como cientista, Ab'Saber procurava respaldar os movimentos sociais que lutam contra obras desenvolvimentistas hostis aos seus interesses e seus modos de vida - como a citada transposição do Rio São Francisco ou a barragem dos rios do Vale do Ribeira.[7] Homenageado do ano durante a reunião do SBPC de 2010, Ab'Saber proferiu pesadas críticas às mudanças no Código Florestal brasileiro colocando-o no contexto de desmonte da política ambiental brasileira.
Sua última crítica referia-se ao chamado aquecimento global, classificando-o como uma das grandes farsas da atualidade. Ab'Saber não negava o aquecimento mas afirmava que a contribuição antrópica para o fenômeno ainda não era suficientemente conhecida. Afirmava que algumas das previsões de impactos estavam baseadas em pressupostos equivocados, resultando em diagnósticos consequentemente inválidos. Apontava a onda de calor do verão (no hemisfério sul2009-2010 como exemplo de como a interpretação dos fenômenos climáticos é, por vezes, distorcida. Enquanto muitos argumentam que o aquecimento global foi o responsável por isso, Ab'Saber recordava que este fora o pico de atividade do El Niño, que se repete a cada doze anos (ou treze anos ou, ainda, a cada 26 anos) e que, portanto, um pico de calor era esperado.[8]
O valor literário de sua obra também foi reconhecido. Aziz Ab'Saber recebeu três vezes o Prêmio Jabuti: duas vezes na categoria de ciências humanas e uma vez para ciências exatas.

[editar]Obras selecionadas

  • A Obra de Aziz Nacib Ab'Saber (2010), São Paulo, BECA (588 pp. e CD)
  • Ecossistemas do Brasil[9]
  • Domínios da natureza no Brasil - potencialidades paisagísticas
  • Litoral Brasileiro
  • São Paulo: ensaios entreveros[10]
  • Amazônia: do discurso a práxis
  • Áreas de circudesnudação periférica pós-cretácea
  • A Terra Paulista
  • O homem do terraço de Ximango
  • Espaços ocupados pela expansão dos climas secos na América do Sul, por ocasião dos períodos glaciais quaternários
  • Domínios geomorfológicos da América do Sul: primeira aproximação
  • O homem na América Tropical: estoques raciais em contato e conflito
  • The Paleoclimate and Paleoecology of Brazilian Amazon
  • Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo[11]
A SBPC tem uma última obra inédita do geógrafo, a ser publicada: o terceiro volume da coleção Leituras Indispensáveis, com trabalhos dos primeiros geógrafos do Brasil.[5]

[editar]Alguns prêmios e condecorações recebidos

Referências

[editar]Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote possui citações de ou sobre: Aziz Ab'Sáber
Precedido por
Jurandir Freire Costa / Nachman Falbel / Isabel Maria Loureiro /Octávio Ianni
Jabuti 01.jpg
Prêmio Jabuti - Ciências Humanas

1997
Sucedido por
Laura de Mello e Souza / Luiz Felipe de Alencastro / Mary Del Priore (org) / Boris Fausto
Precedido por
Francisco de Oliveira
Jabuti 01.jpg
Prêmio Jabuti - Ciências Humanas

2005
Sucedido por
Domingos Meirelles
Precedido por
Fernando Nobre
Jabuti 01.jpg
Prêmio Jabuti - Ciências Naturais e da Saúde

2007
Sucedido por
Sergio Kignel