sábado, 15 de junho de 2013

Recuperação de Lago

Recuperação de Lago em Sebastião Laranjeiras



               Começaram o processo de recuperação de um lago existente na propriedade do Sr. Vava Lima, em Sebastião Laranjeiras, local que se bem planejado pode servir tanto como fonte de armazenamento de água quanto como ponto turístico na cidade, e que se localiza na estrada em direção ao lajedo, ponto esse  muito frequentado por sebastianense e pessoas das cidades  vizinhas.
              A água que alimenta o lago tem sua origem de forma predominante pluvial, logo durante o período da seca há dificuldade de se manter o nível  em virtude dos processos de infiltração, evapotranspiração e evaporação.
        Percebemos que  ocorreu um grande processo de assoreamento neste reservatório  ao longo dos anos favorecido pelo seu relevo sendo uma área de depressão relativa o que contribui para o transporte de material para seu leito. Há um grande volume de um tipo de vegetal denominado pelos populares como tabua no local, que de certa forma contribui para frear seu assoreamento preservando as margens.
             Estão utilizando um enchedeira para retirada das camadas de argila que compõem o fundo do lago, este material está sendo usando para a construção de uma barreira ao lado direito do lago com objetivo de ajudar no represamento da água.
             Com isso observamos também que é visível a água na região aprofundada comprovando o saturamento do solo. 
          Creio que assim possam preservar o lago, sua geomorfologia e favorecer a preservação das garças e tabuas presentes no espaço, e ainda pensarmos na possibilidade de plantio de árvores ao redor com a autorização do proprietário visando criação de ponto turístico.