domingo, 29 de setembro de 2013

Relação de altitudes Sebastião Laranjeiras e demais cidades da região.

Em Sebastião Laranjeiras ouvi vários questionamentos quanto ao por que desta cidade marcar altas temperaturas, principalmente entre os meses de agosto e setembro. Ela está localizada na Região Nordeste do Brasil, e no Sertão Nordestino  considerando a fragmentação desta regional em sub regiões: Meio Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata, cada uma com suas características específicas quanto à altitude, pressão atmosférica, relevo, vegetação, ventos e pluviosidade.

A altitude é um dos fatores decisivos sobre as características do clima; podemos classificar altitude como a diferença de nível entre um determinado relevo e o nível do mar ou distância vertical, em metros, entre um determinado local da Terra e o nível do mar.

“A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio”.

Conforme colocação acima, podemos dizer que neste mês de setembro estamos passando por maior pressão atmosférica, visto as altas temperaturas registradas e ainda a forte circulação de ventos que tem como origem as diferenças entre as pressões atmosféricas, massas de ar em Sebastião Laranjeiras e região.

“As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias”.

“Desse modo, é possível estabelecer a seguinte relação: quanto maior a altitude, menor a temperatura; quanto menor a altitude, maior a temperatura.”



Abaixo relação das cidades que fazem divisa com Sebastião Laranjeiras e altitude de cada uma de acordo com site IBGE:

Palmas de Monte Alto/Ba                               561,30 m.
Espinosa/MG                                                 562 m.
Pindaí/BA                                                      593 m.
Urandi/BA                                                     674 m.
Iuiu/BA                                                          494 m.
Candiba/BA                                                   563 m.
Guanambi/BA                                                525 m.
Sebastião Laranjeiras/BA                               524 m.

Conforme pesquisa podemos concluir que a mais baixa altitude da região fica na cidade de Iuiu/BA, que registra 494 m, e a de maior altitude Urandi/BA, que registra 674 m, sujeita a menor pressão atmosférica favorecendo a uma sensação térmica mais agradável, menor coluna da ar.

Referências:

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=293000 . Acesso em 29/09/2013.

Influência da altitude sobre o clima. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/influencia-altitude-sobre-clima.htm. Acesso em: 29/09/2013.




quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AGC. Mandiroba

AGC Mandiroba

Em 12 de julho do corrente ano entrou em funcionamento a AGC. Mandiroba, criada através do Termo de Convênio nº 00006/2013, entre Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Prefeitura Municipal de Sebastião Laranjeiras, administração “Juntos somos mais”, tendo como representante do Executivo a Ilustríssima Senhora Prefeita Luciana Leão Muniz Lima, que demonstrou total interesse em firma parceria assim que recebeu tal proposta da ECT.
Com a criação desta agência os moradores do Distrito de Mandiroba não necessitam mais se deslocarem até a sede do município para pegarem suas correspondências e fazerem postagens de objetos nacionais e internacionais. Assim não há reclamações em relação a entrega de objetos postais na comunidade visto que ocorre fluxo diário de malas entre AGC e AC. vinculada  por meio de transporte disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Sebastião Laranjeiras conforme Plano de Trabalho anexo ao Termo de Convênio citado acima.
Essa logística causou impacto de grande valia visto que o número de correspondências que antes eram devolvidas, tendo com principal motivo não procurado, chegou a praticamente zero. Além disso, a AGC Mandiroba atende povoados vizinhos como: Fazenda Nova, Vereda, Lagoinha, Pé de Serra e Barreiras, promovendo dessa forma a inclusão postal dos moradores dessa região atendendo Portaria 566/2009, do Ministério das Comunicações que visa universalização do serviços postais.
Com este posto os moradores de Mandiroba recebem suas faturas na porta de casa sem se preocuparem em terem que se deslocar até a agência sede, também sem risco de ter o nome incluído no SPC/SERASA por atraso. É importante enfatizar que muitos não dispunham de recursos financeiros para tal fluxo, e tinham que apelar para a boa vontade de vizinhos.
 Agora eles sonham em ter na comunidade o Banco Postal, porém a implantação dos serviços bancários não pode ser atendida através do Termo de Convênio 06/2013, em nenhuma de suas clausulas, há somente a possibilidade de informatização do posto, caso seja de interesse da Prefeitura Municipal, e assim autorização para recebimento de concessionárias.

Assim que soube da instalação da AGC. Mandiroba na comunidade, Dona Maria de Lourdes Pereira Lacerda nos disse: “ ...agora acabou a espera em fila para ver se tem cartinha, recebo todas na porta da minha casa em Mandiroba e sem atraso”.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Acesso e Permanência na Educação Básica por Santos, Marta das Neves Rocha.

Acesso e Permanência na Educação

Conforme o artigo 205 da Constituição Federal, a educação é um direito de todos e dever do Estado e da Família, e deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o preparo da pessoa para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Mas, como garantir o acesso e a permanência dessas crianças na escola?

A evasão escolar tem se tornando frequente em muitas instituições educacionais, em virtude de alguns alunos terem a necessidade de trabalhar para ajudarem no sustento da família, outros, por contato com drogas, gravidez na adolescência, ou mesmo por desconhecerem a necessidade de uma formação básica para exercício da cidadania e qualificação profissional.

Para amenizar a situação, o governo federal tem desenvolvido políticas voltadas para o incentivo à escolarização, como por exemplo, o programa Bolsa Família, que é uma ajuda financeira que beneficia famílias em situação de pobreza, o que evita que as crianças abandonem as escolas para trabalharem.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é outro programa do governo que promove a retirada de crianças e adolescente com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho infantil. Além dessas iniciativas do governo federal, é de grande valia as campanhas publicitárias de prevenção à gravidez na adolescência e as drogas.

Apesar de essas ações contribuírem para a permanência das crianças nas escolas, é necessária também uma nova postura da família, uma vez que ela é à base da formação de qualquer cidadão. A atuação familiar se torna um agente responsável pelo ingresso da criança na escola, e também pela sua permanência, pois o posicionamento dos pais reflete no desenvolvimento educacional dos filhos.

Mostrar ao jovem desde cedo que a educação é a garantia de um futuro melhor e de qualidade, além de ser compromisso dos pais, também é responsabilidade social sendo que dizemos que as crianças são o futuro de uma nação.

Logo, podemos perceber que a educação é o agente indispensável para a atividade cidadã e que a parceria entre Estado e Família caminha lado a lado no compromisso de garantir às crianças o acesso e permanência a uma educação básica e de qualidade.

Referências bibliográficas:               
                                       
Brasil. Lei Darcy Ribeiro (1996). Lei de diretrizes e bases da educação. – 7.ed – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2011. 102 p.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php . Acesso em: 16/09/2013.