Universidade
Metropolitana de Santos.
Plano de Aula Apresentado
a Disciplina de Geografia Física.
Reflexão crítica quanto
à questão da poluição dos Mares e Oceanos.
Objetivos Específicos
1 – Sensibilizar
estudantes do ensino médio quanto à questão da poluição dos Mares e Oceanos.
2- Levar
proposta para sala de aula.
3-
Desenvolver nos alunos senso crítico quanto ao assunto.
4-
Elaboração de pesquisa, em grupo, pelos alunos para apresentação em sala de
aula.
5 – Debater conseqüências
do lixo nos mares e oceanos.
6- Obter
proposta para solução do problema.
Cronograma dos
Trabalhos com Tempo Estimado em 45 Minutos
1 – Iniciar
aula dialogando com os alunos procurando saber o que eles sabem sobre o assunto:
poluição dos Mares e Oceanos. (10 mim)
2 – Leitura do
texto “ Lixo no Mar: Uma Ameaça a Cadeia Alimentar. ( 5 mim)
3 –
Apresentação de fotografias mostrando formas e conseqüências da poluição nos
Mares e Oceanos. ( 5mim).
4 – Debate e
reflexões sobre o texto lido e fotografias apresentadas, a colocação pode ser
em grupo ou individual. (15 mim)
5 –
Orientação para elaboração de pesquisa com o tema Poluição dos Mares e Oceanos,
abordando o problema, legislação quanto ao assunto e propostas para solução do
mesmo. ( 5 mim)
6 – Abertura
de espaço para tirar dúvidas quanto à elaboração do trabalho. ( 5 mim)
Conteúdos
1 – Leitura do
texto Lixo no Mar: Uma Ameaça a Cadeia Alimentar. (Camila Rodrigues Delgado de
Freitas e Giovanna Kelly Gioppo)
2- Fotografias abordando a poluição nos Mares e Oceanos.
Texto Lixo no Mar: Uma
Ameaça a Cadeia Alimentar.
Há cada ano que passa
o homem polui cada vez mais os mares e oceanos afetando as cadeias alimentares.
Uma ilha de lixo flutua ao largo da costa da Califórnia, no oeste dos EUA, como
um gigantesco testamento da dependência dos seres humanos de objetos de
plástico e da sua incapacidade de se desfazer deles de forma apropriada.
A Grande Mancha de
Lixo do Pacífico é uma metáfora monumental para o problema mundial do lixo,
usada pelos ambientalistas para dramatizar o problema de como lidar com o
acúmulo de detritos. A porção do oceano com grande concentração de plásticos
descartados é um produto do movimento das correntes, conhecido com Redemoinho
Subtropical do Pacífico, que junta e concentra os detritos.
O lixo prejudica os animais, os detritos de plástico têm o
potencial de lesar pássaros e
mamíferos que os comem, porque carregam toxinas, podem causar
feridas internas e
enganar os animais fazendo-os pensar que estão saciados.A
cadeia alimentar marítima está sendo afetada pela grande poluição. A falta de nutrientes
causada pela acidez dos oceanos obriga os animais a mudarem de hábitat, um
exemplo é a proliferação de medusas que estão invadindo praias da Catalunha, Espanha.
Mergulhadores profissionais nadaram fortemente para alcançar a areia e
estampavam no rosto assombro e preocupação. Surfistas recuaram de um momento
para outro.
“Estava sobre a prancha quando percebi a movimentação das
pessoas. Mergulhei e vi
uma criatura marinha de quase dois metros de comprimento”,
diz o americano J.G. Ele
se deparou, naquela abafada tarde, com uma lula gigante que
pesa cerca de quarenta e cinco quilos, pertence à espécie Humboldt e ataca o
que encontra pela frente. Sempre viveram em águas profundas da América Central,
mas agora passaram a invadir o sul da Califórnia.
O sinal dado por esse movimento migratório é o da falta de
alimentos e do declínio no
número de predadores naturais, isso em razão das substâncias
tóxicas jogadas no mar.
Cerca de quarenta e um por cento dos oceanos do mundo foram
afetados pelo impacto de ação humana. Para mapear o impacto da atividade humana
nos ecossistemas marítimos, os cientistas da Universidade da Califórnia, nos
Estados Unidos, fizeram uma sobreposição de dezessete mapas que demonstravam o
impacto de fatores diversos, como a pesca, a poluição e a mudança climática.
Os mapas foram feitos com base em um estudo que analisou o
impacto dos seres
humanos em ecossistemas como os recifes de corais, as
colônias de algas marinhas,
plataformas continentais e os oceanos profundos. A influência
dos humanos varia de
forma significativa de acordo com cada ecossistema. Nas áreas
mais afetadas, por
exemplo, há grande concentração de recifes de coral, algas
marinhas, mangues e
montanhas marinhas. Já os ecossistemas menos afetados são
áreas de oceanos abertos e onde o fundo do mar é mais liso.
O mapa revela que em grande porção da costa brasileira, o
impacto dos humanos é
“médio alto”, o que indicaria uma influência de quartro
vírgula noventa e cinco por
cento até oito vírgula quarenta e sete por cento.
Recursos
1 – Texto,
2 – Data show,
3- Fotografias.
Avaliação
1 - Será feita a partir da pesquisa elaborado em casa, que permite
que seja observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados na
sua pesquisa.
Referências Bibliográficas
<www.lendo.org/wp-content/uploads/2009/07/modelo-de-plano-de-aula.pdf> Acesso em 20/02/2013.
<www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/arquivos/jovem/CAMILA%20RODRIGUES%20DELGADO%20DE%20FREITAS.pdf>. Acesso em 20/02/2013.
<www.escolakids.com/poluicao-da-agua-causada-pelo-derramamento-de-petroleo.htm> Acesso em 20/03/2012.
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