sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ciberespaço

Nos dois materiais percebemos a “diminuição do mundo” no sentido de estarmos todos, concretamente longe e fixos em um lugar ou território, porém com o ciberespaço podemos nos encontrar a qualquer momento através das redes sociais. Considero isso mais um item que compõem o fenômeno da globalização e com isso podemos nos considerar cidadão global.
Através dessas redes nos interagimos com outras pessoas por meio do fluxo de informações que não se perde caso haja desencontro de horário para interações em tempo real, temos recursos off-line que de certa forma nos possibilita o registro de ações quando nosso tempo real não se adequar ao tempo virtual estabelecido por demais membros dessas redes, principalmente quando se trata de encontros ou reuniões.
Vejo, também, que tudo isso não altera nosso sentido de cultura de tempo e espaço real, temos sim mais um conceito de cultura e espaço.
Devemos encarar essa nova forma de interação social com reflexo de um mundo onde não nos prendemos as barreiras estabelecidas pela distância física e sem esquecer que essa “sociedade virtual” não faz parte do universo de todos.
Não podemos esquecer que essa forma de relação não faz parte do dia-a-dia de muitos brasileiros, visto que a participação nessa “sociedade virtual” tem um custo financeiro que alguns não podem pagar.
Qual é o custo financeiro dessa “sociedade virtual”, e como incluir quem não pode arcar?

ATD 1 Geografia Agrária

ATD 1 Geografia Agrária

Imagem 01 (Lavoura Comercial)
Temos como paisagem uma área destinada a algum tipo de lavoura com finalidade comercial, ou seja, produção de grãos para venda no mercado nacional ou mesmo internacional por meio de exportações. Sendo essa mesma paisagem, provavelmente, uma área privada, de algum proprietário ou mesmo de grandes grupos que atuam no mercado de produção agrícola.

Imagem 2, ( Aproveitamento do Solo)
Temos a presença de lavouras do tipo curva de nível, sendo uma das diversas formas em que o homem modifica uma paisagem ou mesmo um processo de adaptação ao ambiente de forma a suprir uma de suas necessidades básicas oriundas do campo.

Imagem 03, ( Homens do Campo)
 Temos a representação da agricultura familiar brasileira, caracterizada pela forma de trabalho com ferramentas rudimentares e manuais longe das tecnologias existentes nas grandes lavouras de finalidade comercial. Aqui o que é produzido vai para a mesa da família do lavrador e o excedente é vendido, ou mesmo troca por outros tipos de grãos com outros lavradores. Quando tentam a comercialização na área urbana muitas das vezes são explorados por atravessadores que compram sua produção excedente por um preço muito abaixo do mercado.

 Imagem 4 ( Agroindústria e o sistema de irrigação)
Representação de uma área onde a lavoura é cultiva e desenvolvida com a ajuda de pivôs centrais, sendo um processo de irrigação circular, mais uma das técnicas para produção agrícola principalmente em regiões onde ocorrem chuvas de forma irregular com na Região Nordeste do Brasil.
2 - Escreva, com suas palavras, qual a relação que você vê entre as imagens e o sistema capitalista.
Conforme análise das imagens, podemos fazer uma relação entre as atividades do campo, o uso da terra, e o sistema capitalista, partindo de uma premissa de produção de excedentes para comercialização no mercado nacional e internacional onde essa produção é cotada conforme a demanda do mercado.
Classificamos a imagem 01 como lavoura comercial visto que trata - se de uma grande área com produção agrícola, voltada a atender mercados de consumo, e que possivelmente pertença a um grupo de investidores ou mesmo grandes proprietários de terras, latifundiários que visam obter lucros com a produção, e que para isso investem em novas tecnologias como aquisição de máquinas com alta capacidade de plantio, colheita e aviões para aplicação de pesticidas.
Podemos observar também que são feitos grandes aplicações para fazer com que área de solo pouco produtivo se torne rentável através da correção de solo nas terras com nível de acidez não favorável ao cultivo de determinadas culturas e fertilizantes em solos pobres em certos nutrientes de grande valia para o desenvolvimento das lavouras comercias onde a produção visa abastecer determinado mercado, agregação de valor a terra gerando também empregos neste setor de produção.
Há áreas, principalmente no Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, em que ocorrem irregularidades de chuvas, o que prejudicaria as grandes produções agrícolas, porém podemos perceber que na figura 4, que classificamos com “Agroindústria e o sistema de irrigação”, homem tem desenvolvido e aprimorados tecnologias para atender uma demanda capitalista de produção que tem como base o campo, com isso, usando água de rios e poços artesianos para irrigarem extensas áreas de plantio, um processo de adaptação, que substitui a chuva, porém isso tem um custo.
Por outro lado pequenos lavradores que cada dia se veem oprimidos e invadidos pelos grandes proprietários de terra e que vivem de incentivos agrícolas que não atendem suas necessidades básicas, sendo muitas das vezes, vitimas de atravessadores que compram sua produção por um preço muito abaixo do mercado.
3 - Você acredita que essas imagens são representativas do espaço rural brasileiro? Justifique.
Sim, exceto a figura 2, que traz a representação de espaço rural de países com relevo marcado por montanhas como os que fazem parte da Cordilheira dos Andes.
A figura 1 traz uma paisagem que representa as grandes lavouras, existentes nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste voltados para a comercialização em larga escala.
Na imagem 3 temos a representação típica de agricultura familiar, onde a produção é voltada para subsistência familiar e utilização de ferramentas manuais como enxada, plantadeira manual; as terras são aradas com uso animais e os pesticidas são aplicados de forma incorreta pelos pequenos produtores que muitas das vezes não tem acesso a correta forma de aplicação prejudicando dessa forma sua saúde.
Já na última imagem temos a forte representação de utilização da irrigação no Estado da Bahia, possibilitando o aumento da produção agrícola, principalmente na Região Oeste, e isso se repete em todas as áreas em que há oferta de água para essa finalidade, e que tem como característica climática irregularidades de chuva. 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ATD 1 IDH Geografia do Brasil II

Conforme analise do mapa podemos notar as diferenças existentes em relação ao IDH entre as Regiões, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Apesar de vivermos no mesmo território nacional é visível que não há uniformidade quando se trata em qualidade de vida. De acordo com o mapa temos três faixas de classificação, 0,800 - 0,900 (Elevado), 0,700 – 0,799 (Médio - alto) e 0,600 – 699 (Médio – baixo).
Com base nestes dados percebemos que há uma predominância quanto ao IDH mais elevados em estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, já com conceito médio – alto 0,700 – 0,799, temos estados das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e com médio – baixo temos dois estados do Nordeste, Sergipe e Maranhão.
Através do IDH podemos saber o nível da qualidade de vida de uma nação, porém no caso do Brasil temos uma grande dicotomia, visto que há diferenças que envolvem grau de escolaridade, geração de emprego, acesso aos serviços de saúde, renda per capta, expectativa de vida.
O Brasil se tornou um gigante economicamente, mas ainda não conseguiu fazer com isso refletisse de forma com tal no crescimento do seu IDH, percebe-se que temos uma concentração de melhor qualidade de vida ao Sul.


ATD1 Geografia Regional I

O que é método?
Meio para chegar a um fim especifico, por meio de analise, observação, descrição, que exija uma linha de pensamento.
Qual a diferença entre um conhecimento científico e um conhecimento de senso-comum?
Os conhecimentos científicos são colocados à prova e precisão realmente serem comprovados por meio de estudos para serem classificados como tal; já conhecimento de senso-comum é baseado em relatos sendo passados de algumas pessoas para outras ou mesmo de uma geração para outra, por meio oral, pensamento popular, e que é analisado de forma subjetiva.

O que define uma ciência?
Conforme material de pesquisa científica UNIMES, podemos definir ciência como prática que produz conhecimento, dentro de uma realidade.
Pensando na Geografia como uma ciência, quais são os conceitos chaves da Geografia?
Espaço, território, região, paisagem, lugar.
Referências:
Material de Metodologia da Pesquisa Científica UNIMES.

Lisboa, Severina Sarah. A importância dos conceitos de geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares