terça-feira, 6 de novembro de 2012

Extração do Coco Babaçu em Sebastião Laranjeiras




 Extração do Coco Babaçu em Sebastião Laranjeiras


Cocos Maduros


De origem da Região Amazônica e Mata Atlântica da Bahia, o coco babaçu, também denominado de bauaçu, baguaçu, auaçu, aguaçu, guaguaçu, oauaçu, uauaçu, coco–de-macaco, coco-de-palmeira, coco-naiá, coco-pindoba e palha-branca, presente em Sebastião Laranjeiras e coletado por extrativistas, seus derivados servem como forma de complementação da renda dessas famílias.
Segundo a extrativista Zumerinda Ferreira Queiroz, de 57 anos “ antigamente muita gente pegava esse coco ‘pra’ fazer óleo,  ‘pra’ vender e cozinhar em casa, mas como as coisas hoje ‘tá’ mais fácil o povo não quer saber de mexer com coco mais não”[concluiu sua fala com risadas].

Local de Coleta

A coleta do coco babaçu em Sebastião Laranjeiras ocorre na área denominada como morro, na região da Serra Geral, no Sitio Palmeiral; há grande quantidade de palmeiras babaçu no local, “árvore de onde se extrai os cocos. Tronco reto, não ramificado e pode atingir de 10 a 20 metros de altura. As folhas são verdes, voltadas para o céu, arqueadas e pode atingir até 8 metros de comprimento.



Palmeiras

“As flores são produzidas em inflorescência tipo cacho e de cor amarelo-clara a branca. Os frutos são ovais, alongados, de coloração castanha e a sua polpa, farinácea de coloração branca. Mas, a maior parte do fruto é ocupada por caroço central duro e contém, no interior, 3 a 4 sementes”. Cada palmeira pode apresentar até 6 cachos.



Interior do Coco


As folhas são utilizadas em nossa cidade para confecção de gaiolas, para cobertura de casas e abrigos e como alimento para criação durante a seca.


Casa construída com derivados da palmeira


A parte dura dos frutos resulta num carvão de excelente qualidade que é utilizada na cozinha de alguns sebastianenses e também aquece os fornos na cerâmica local.



Extrativistas

Com a facilidade de se encontrar óleo de cozinha no comércio local, a quantidade de extrativistas é insignificante em nosso município. A extrativista Zumerinda  Ferreira de Queiroz de 57 anos, nos relatou que em Sebastião Laranjeiras, atualmente, só há ela e a senhora Lindalci Freitas Pereira Monção de 35, anos que fazem esse trabalho na cidade.
Vale realçar que o período de maior movimentação desse trabalho ocorreu quando ainda havia muitas pessoas habitando a região do morro, com o passar do tempo foi aumentado o êxodo rural e consequentemente o abandono da atividade. Hoje elas precisam de carona para chegarem ao local de coleta. O dono do sítio não cobra nenhum valor pela coleta dos cocos em sua propriedade que são recolhidos somente quando estão maduros e caem do alto da palmeira.A coleta ocorre durante todo o ano, e só param no período chuvoso em nossa região.

Processo de Quebra dos Cocos

Os cocos são quebrados com auxílio de pedras, um trabalho totalmente artesanal que requer força e cuidado. Após a quebra elas retiram as sementes do interior dos frutos e as colocam em uma bacia ou balde, e assim até concluírem todo o trabalho. Vale frisar que produzem, com isso, um amontoado de cascas do coco babaçu.


Quebra do coco

Processo de Extração do Óleo

As sementes retiradas dos cocos são torradas até ficarem coradas, o segundo passo é bater toda a massa no pilão de madeira, também de fabricação artesanal, até ganharem um aspecto granular, o terceiro passo é o cozimento do material durante, aproximadamente,  uma hora ao fogão, tendo como fonte de energia as cascas do próprio coco. Após esse tempo elas retiram com uma concha parte do óleo que é menos denso que a água. Depois deixam ao fogo até que toda água evapore ficando somente o produto final desejado, o óleo babaçu.

Forma de Armazenagem

As extrativistas reutilizam garrafas de vidros e garrafas pet para armazenagem do produto. Geralmente os produtos já são encomendados, sendo difícil encontrar uma garrafa de óleo com cerca de 1L sem encomendar na casa das mesmas.  A comercialização ocorre na casa das fabricantes. Atualmente o litro está sendo vendido a R$ 15,00, dinheiro suado que faz a diferença no final do mês para essas mulheres.


Garrafas utilizadas para armazenar o óleo

Utilização do Óleo em Sebastião Laranjeiras

Segundo a extrativista citada acima o óleo e utilizado na cozinha sebastianense; serve como cosmético para o cabelo e corpo, utilizando também contra bronquite, tosse, serve de fonte de energia com auxilio de algodão para manter a chama da candeia.


Candeia

Os detritos retirados no processo de cozimento da massa para extração do óleo são  utilizados para alimentar porcos e galinhas, e acrescentou  a Dona "Zú" que com a ingestão das sementes da palmeira as galinhas produzem muito mais ovos.





Texto e Fotos: Marcelo de Sousa Santos – Licenciando em Geografia.
 UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos.

Colaboração: Zumerinda Ferreira Queiroz – Extrativista.

Fonte:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Baba%C3%A7u> Acesso em 06/11/2012.
           < http://www.slowfoodbrasil.com/>. Acesso em 06/11/2012.
           < http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/babacu/babacu-5.php>. Acesso em 06/11/2012.









Nenhum comentário:

Postar um comentário