domingo, 19 de agosto de 2012

Características que diferenciam a contribuição de Humboldt e Ritter para a ciência geográfica.


Alexandre Von Humboldt foi um importante homem da ciência na sua época. Observador muito atendo dos factos físicos e biológicos, viajou por quase toda a Europa, México, América Central, Colômbia e Venezuela.
A sua contribuição para a ciência em geral e para a geografia em particular foi de extrema importância: foi o fundador dos métodos de observação de quase todos os sectores da geografia física; generalizou a utilização do barómetro para determinar as altitudes dos cortes geográficos e dos cálculos de altitude média para caracterizar o relevo; traçou o primeiro mapa de isotérmicas e mostrou o contraste entre as costas orientais e as costas ocidentais dos continentes; fundou a geografia botânica baseada na fisionomia das plantas e das suas relações com o solo e o clima;formulou e aplicou os dois princípios essenciais que fizeram da geografia uma ciência original e que mais tarde Emmanuel de Martonne designou por Princípio da Causalidade (ou Interdependência) e Princípio da Geografia Geral (ou Comparada).
A sua principal obra foi “O Cosmos”, onde explanou, por um lado, o elemento quantitativo colhido durante as suas viagens e, por outro, o elemento qualitativo da sua teorização. O elemento quantitativo era extremamente rico pois Humboldt foi muito rigoroso e meticuloso nas suas observações e registos, abrangendo informações relacionadas com a temperatura atmosférica e do solo, pressão, ventos, marés, variações magnéticas, natureza das rochas, fauna e flora, etc.
Karl Ritter, nascido na Alemanha em 1779, foi historiador, filósofo e professor de geografia na Universidade de Berlim. O seu grande mérito foi o de ter compreendido e teorizado correctamente os princípios básicos da geografia queAlexandre Von Humboldt aplicara pouco tempo antes, nomeadamente o Princípio da Causalidade (ou Interdependência) e Princípio da Geografia Geral (ou Comparada).
Na sua primeira obra  (“Europa, Quadro Geográficos, Históricos e Estatísticos”), Ritter atribui, pela primeira vez, um importante papel à geografia humana, combatendo a então chamada “geografia pura” que se recusava a dar um lugar ao Homem. O seu principal objectivo era o de explicar as relações existentes entre o meio físico e a actividade humana. Desta sua pretensão em explicar os factos humanos em função dos fenómenos físicos resultou o seu acentuado determinismo.

ww.knoow.net/ciencterravida/geografia/humboldtalexandrevon.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário