Geomorfologia: Caminhos e Perspectivas
Por Lylian Coltrinari – Departamento de Geografia – USP
O artigo aborda as perspectivas da geomorfologia no futuro, avaliando a situação atual e examinando o passado com uma visão crítica quanto às mudanças ocorridas ao longo dos tempos.
Na segunda metade do século XX, a disciplina geomorfologia, em particular enriqueceu as Ciências da Terra com a reconstrução mais precisa das paisagens do passado, graças a recursos tecnológicos que permitiram, assim, uma avaliação ou reavaliação gráfica considerando fatores descobertos após conclusões.
A autora reforça as dúvidas existentes diante de tantos recursos tecnológicos, quanto a aplicação dos mesmos, se preocupando também com a correta identificação de conteúdo e meios adequados a cada tipo e nível de pesquisa; enfoca, ainda, a necessidade de conhecer os antigos métodos antes da aplicação dos novos.
Descreve a importância de incorporar às descobertas teóricas e técnicas a formação de futuros geomorfólogos.
Ressalta as mudanças ocorridas na geomorfologia dos trópicos úmidos convidando e enfatizando a revisão de conceitos geomorfologicos clássicos citando trabalhos de pesquisadores como Gupta ( 1993), Peltier (1950), Büdel (1982) e outros.
Relata um novo olhar técnico de estudiosos internacionais da área descrevendo seus estudos com ajuda de tecnologias desenvolvidas, disponibilizadas pós-guerra 1939 -1945, como a fotointerpretação e fotografias aéreas.
Conclui seu artigo indagando “ Por que não acatar a sugestão e iniciar já nosso trabalho coletivo no inexplorável deposito das maravilhas geomorfológicas brasileiras?”
Revista Brasileira de Geomorfologia, Volume I, nº 1 (2000) pág. 44 – 47.
http://www.ugb.org.br/final/normal/artigos/RBG_01/Artigo03_RBG_2000.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário