sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Ciência no período Renascentista.


A Ciência no período Renascentista.
Em relação ao Renascimento científico, o racionalismo, o experimentalismo e a nova maneira de abordar o conhecimento humano provocaram o questionamento de vários dogmas medievais. Dentre eles, destacava-se a ideia da Terra como o centro do universo, o geocentrismo, que foi intensamente questionado pelos novos observadores dos movimentos celestes, os astronomos, que propuseram novas explicações.
Entre os astronomos, podemos destacar Nicolau Copérnico (1473-1543). Nascido na Polônia, foi o primeiro a afirmar que a Terra girava em torno do Sol e não ao contrário. Suas ideias foram expostas em sua obra Sobre a revolução das órbitas celestes. Outro grande astronomo da época foi Galileu Galilei (1564-1641), que embora afirmasse o mesmo que Copérnico, foi obrigado pela inquisição a negar sua teoria. Nascido na Alemanha, o também astronomo Johannes Kepler(1571-1630) conseguiu comprovar que a trajetória seguida pelos planetas ao orbitar em torno do Sol era elíptica.
Leonardo da Vinci teve também um importante papel no Renascimento científico como grande engenheiro, físico, anatomista, geólogo, botânico, zoólogo e um dos maiores coloboradores pare esse desenvolvimento. Dentre seus projetos encontravam-se uma máquina equipada com hélice, que poderiam manter o homem no ar. Esses projetos não se realizaram na época, mas se tornaram simbolo da genialidade de um pensador muito além de seu tempo.
O século XV presenciou o início do florescimento artístico e cultural da Renascença. Em meados do século XIV a redescoberta de textos científicos antigos, que se iniciara no século XII, foi aprimorada com a Queda de Constantinopla. Na mesma época ocorreu a invenção da imprensa, que traria grande efeito na sociedade européia ao democratizar o aprendizado e permitir a propagação mais rápida de novas idéias. Mas apesar de seu florescimento artístico, o período inicial da Renascença é geralmente visto como um momento de estagnação nas ciências.


Hans Holbein, pintor alemão Renascentista, nasceu em Augsburgo e desde muito pequeno estudou pintura com seu pai Hans Holbein.
Jan Brueghel, foi um dos mais notáveis pintores quinhentistas flamencos muito conhecido pelas suas naturalistas paisagens campestres ou pelos seus realistas bouquets de flore. Nasceu em Bruxelas, 1568.
Rafael Sanzio, italiano, mestre na pintura e arquitetura da escola de Florença.

Globo terrestre como papel de parede, com destaque para China.
Globo terrestre demonstrando ventos no pólo sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário