terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ATD 1 Geografia do Brasil I


ATD 1 Geografia do Brasil I

1. Qual o nome da sua cidade e em qual estado brasileiro ela está localizada? 
Resposta: Sebastião Laranjeiras – BA.
2. Em qual das Grandes Divisões do Relevo Brasileiro, segundo a classificação de Aroldo de Azevedo, encontra-se a sua cidade?
Resposta: Planalto.
3. Identifique a Unidade do Relevo da classificação de Aziz Ab’Saber onde situa-se a sua cidade.
Resposta: Serras e Planaltos do Leste e Sudeste.
4. Apresente o nome da Unidade do Relevo onde está a sua cidade, segundo a classificação de Jurandir Ross.
Resposta: Depressão Sertaneja/São Francisco.
5. Quais as principais diferenças que você percebeu ao estudar as três classificações?
Resposta: Na analise das classificações do relevo brasileiro elaboradas por Aroldo de Azevedo, Aziz Ab’Saber e Jurandir Ross podemos notar a evolução de tal estudo ao longo anos, na primeira temos duas grandes divisões do relevo, na segunda temos dez divisões, já com Ross chegamos a trinta e nove divisões. Realçamos que tal evolução se deu graças aos avanços tecnológicos que proporcionaram maior detalhamento do território como fotos área, GPS, fotos registradas via satélite. Logo, houve um aprofundamento no trabalho de cada um começando por Aroldo de Azevedo a Jurandir Ross.
6. As formas do relevo que predominam na sua cidade são mais parecidas às formas representadas na Foto A ou na Foto B? Justifique a sua escolha explicando um pouco sobre o relevo na sua localidade.  
Resposta: O relevo da minha cidade se parece as formas representadas na foto A, temos à leste a Serra Geral, a área urbana fica numa depressão relativa aos arredores onde o relevo é mais elevado; ao observarmos de um ponto mais alto podemos ver vários morros ao longo do horizonte.
7. Aplique a abordagem de Jurandir Ross, que utiliza os conceitos de planalto, planície e depressão, explique como esse autor classificaria as formas predominantes do relevo nas duas fotos.
Resposta: A fotografia “A” seria classificada como planalto visto que predominam montes elevados, já a fotografia “B” pode ser classificada como planície em virtude da ausência de irregularidades quanto ao relevo da área em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário