quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ATD 1 IDH Geografia do Brasil II

Conforme analise do mapa podemos notar as diferenças existentes em relação ao IDH entre as Regiões, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Apesar de vivermos no mesmo território nacional é visível que não há uniformidade quando se trata em qualidade de vida. De acordo com o mapa temos três faixas de classificação, 0,800 - 0,900 (Elevado), 0,700 – 0,799 (Médio - alto) e 0,600 – 699 (Médio – baixo).
Com base nestes dados percebemos que há uma predominância quanto ao IDH mais elevados em estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, já com conceito médio – alto 0,700 – 0,799, temos estados das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e com médio – baixo temos dois estados do Nordeste, Sergipe e Maranhão.
Através do IDH podemos saber o nível da qualidade de vida de uma nação, porém no caso do Brasil temos uma grande dicotomia, visto que há diferenças que envolvem grau de escolaridade, geração de emprego, acesso aos serviços de saúde, renda per capta, expectativa de vida.
O Brasil se tornou um gigante economicamente, mas ainda não conseguiu fazer com isso refletisse de forma com tal no crescimento do seu IDH, percebe-se que temos uma concentração de melhor qualidade de vida ao Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário