Que imagem temos do profissional docente? Por que
os saberes didáticos são produzidos na ação? O que esperamos desenvolver como
educadores no processo educativo? É com auxílio dessas interrogações que iremos
desenvolver esta pesquisa dando, assim, uma conclusão coerente baseado no
pensamento crítico que temos em relação ao educador e na contextualização que
temos hoje na qual este profissional está inserido.
Ao longo dos anos temos dentro da sociedade um
profissional que é sinônimo de qualificação, mercado de trabalho e humanização,
visto que para ser tornar homem é necessário educar-se, conforme Comênio
(Didática Magna), o professor. É ele quem está por trás do que somos hoje como
cidadãos formadores de opinião, contribuindo para a formação crítica do aluno.
Tal formação critica ocorre por meio dos novos
métodos de ensino presentes nesse panorama atual aonde o professor não é mais
visto como um mero transmissor de conhecimento e sim um orientador. Para Elenir Souza Santos (Revista Gestão
Universitária, Edição 40), “o professor tem deixado de ser um mero
transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de
todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores,
atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e
futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente
construtiva.”
Com novos recursos tecnológicos usados nas salas
de aulas a metodologia de trabalho mudou para atender a nova realidade da qual
o imagem do professor agora faz parte, um educador de olho nas ferramentas que
possam tornar suas aulas mais produtivas e atraentes enquadrando-se em um mundo
de jovens e crianças que já sabem navegar pela internet e fazem pesquisa. Isso
reforça ainda mais a importância de se ter um imagem tecnologia agregado ao
educador, com tudo isso o conhecimento deixou de ser o que Paulo Freire
classifica com “deposito bancário”, passando a ser um unidade científica que
gera novos conhecimentos, tendo profissional aliado a esse objetivo.
Mas sabemos que ao se ter um novo modo de
trabalhar ou transmissão do conhecimento é necessário que se faça um estudo
dentro do local ou sala de aula objetivando uma pesquisa no sentido de obter
uma resposta do próprio contexto para que dessa observação nasça um novo método
de ensino, após tal pesquisa podemos aplicar ou debater tais resultados junto
aos alunos e grupo de professores, antes de levar para sala de aula criado
assim saberes didáticos através da ação de buscar junto ao meio em que iremos
trabalhar as respostas para as concepções em relação a nova forma de aprender
que está sendo estudada com os mesmos alunos.
A exemplo temos também não apenas a produção de
saberes didáticos temos ainda a modificação de alguns métodos que precisam ser
adaptados para determinada realidade para atender até mesmos questões culturais
sendo que o professor não pode ir contra a educação ou cultura de alguém ou algum povo no intuito de
aculturá-lo, assim, com esse detalhes podemos formar novos conceitos
educativos.
Logo, como educadores devemos zelar pela formação
de cidadãos fazendo com que contribuam de forma participativa no processo de
educativo seja com aluno ou pai, levando a cada uma a importância de se saber o
porquê dos fatos a fundo investigando suas fontes procurando observar os
eventos atuais e a repercussão dos mesmos dentro da sociedade dentro da escola
sendo cada um meio de renovação e esperança de um mundo em que possamos viver o
hoje nos preocupando com as gerações que viram, preparando, assim, um ambiente
favorável à harmonia e igualdade educacional.
5. O Professor como Mediador no
Processo Ensino Aprendizagem.
Revista Gestão Universitária,
Edição 40
Nenhum comentário:
Postar um comentário