A
sociologia é uma ferramenta relevante na formação e no
desenvolvimento do professor ao longo de sua carreira escolar. De que
forma o docente pode utilizá-la no dia a dia em sala de aula? Quais
os resultados que se pode obter com tal iniciativa educativa
sociológica?
No
processo de ensino o professor enfrenta um realidade onde precisa
lidar com várias culturas diferentes com o único objetivo de
desenvolver o senso crítico do aluno para determinado tema e não
apenas prepará-lo para executar tarefas que se exige para o
trabalho apenas a repetição de procedimentos, porém o professor
precisa encontrar um ponto em comum entre os alunos para que com isso
as diversidades culturais possamos estar em uma única sintonia para
aprendizagem.
O
primeiro passo para isso seria utilizar a sociologia no intuito de
conhecer a realidade de cada um, sua vida no trabalho e em família,
por meio de uma redação, também é relevante que os professores
estejam atento ao comportamento de cada aluno e seu desenvolvimento,
caso necessário chamá-lo para conversar procurando compreender sua
dificuldade dentro da sal a de aula.
Em alguns
casos é necessário recorrer a família para uma reunião com pais
na própria escola, tal situação é indicada quando o aluno tem
dificuldade para se abrir, para falar de sua vida pessoal que talvez
esteja carregada de fatos que podem comprometer seu ritmo educativo,
usar a família conjuntamento com professor de forma interativa no
intuito de compreender o comportamento do aluno para que possa
socializá-lo em sala de aula quando existe também falta de
integração aos demais colegas de sala de aula.
O ponto
comum dentro dessa diversidade seria o objetivo fazer com que forme
pessoas com senso crítico, cidadãos que interajam com o meio em que
vivem de forma participativa dando sua contribuição seja com
perguntas ou resposta que tenham um foco voltado para temáticas
sociais que fazem parte de nossas vidas desdo do princípio.
Com esse
conhecimento social o docente pode avaliar qual o melhor método de
ensino a ser aplicado para determinado contexto social, pode ainda
haver a necessidade se se trabalhar com métodos flexíveis com por
exemplo direcionar trabalhos que estimulem o aluno de suas autoestima
dos que se dizem incapazes de fazer determinadas coisas ou de
construir centro ponto de vista.
Logo, o
resultado de se conhecer a realidade social de cada aluno e
observá-lo é a interação do mesmo dentro da sala de aula,
ajudando-os a compreender que dever repensar a realidade cada um
para que possamos viver harmonia e contribuindo por um mundo cheio de
pessoas que pensam em seus atos e as consequências dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário