domingo, 21 de outubro de 2012

Serra Geral em Sebastião Laranjeiras/BA (Relevo de Cuesta).


Serra Geral em Sebastião Laranjeiras/BA
( Relevo de Cuesta )



A Serra Geral é um acidente geográfico localizado no interior da Bahia, uma formação que data do Cretáceo Inferior, estendendo-se no sentido norte-sul.
Sua formação se deve ao derrame de lavas sobre a superfície, chamado derrame de trapp.
Este derrame de deu por meio de fraturas observado em alguns locais pelos Sills ou Diques de Diabásio. Por conta de sua origem basáltica, o solo dessas regiões, em geral são muito escuros e muito férteis.
A formação Serra Geral é composta por rochas vulcânicas básicas (basaltos) e intermediárias (riodacitos) apresentando intercalações de arenitos finos.
Do prolongamento do sistema do Espinhaço as pesquisas minerológicas concluíram pela existência de extensa jazida ferrífera, cuja exploração econômica veio a dar-se a partir de 2007. Além do ferro, a região produz mármores, granitos diversos, pedra-giz (Brumado), ametistas e urânio, sendo a mina situada em Caetité a principal na produção deste mineral, no Brasil.


                                                  Serra Geral  Sebastião Laranjeiras/BA
                                                       Foto: Marcelo de Sousa Santos

A Serra Geral configura-se como se fosse um elemento de ligação entre a Chapada Diamantina e a Serra do Espinhaço, o que daria as três a provável origem orográfica comum, formando uma mesma cordilheira na origem remota.

                                                 Serra Geral Sebastião Laranjeiras/BA
                                                     Foto: Marcelo de Sousa Santos

A região da Serra Geral encontra-se um verdadeiro complexo de nascentes e cachoeiras jamais visto em outras regiões do Nordeste; são mais de 70 nascentes, dando origem a vários rios. Mais de 25 cachoeiras também já foram catalogadas, algumas possuem mais de 80 metros de queda d'água.

                                                 Serra Geral Sebastião Laranjeiras/BA
                                                       Foto: Marcelo de Sousa Santos


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_Geral_(Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário