sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Violência nas escolas


O índice de violência tem crescido no Brasil e no mundo, e a escola onde deveria ser um lugar de aprendizagem tanto moral quanto social e de amizades, infelizmente tem se tornado palco de tragédias.
São noticiados frequentemente casos de violência nas escolas: são brigas entres os alunos, e com professores. Inúmeros são os fatores que tem levado a esses incidentes. O Bullying, uma das principais causas, desencadeia no jovem um trauma psicológico que o leva a abandonar a escola e até a cometer crimes.
Como se não bastasse, o acesso a armas de fogo vem se tornando fácil. As mídias influenciam direta ou indiretamente os casos de violência, são crianças assistindo a programações não recomendadas para sua faixa etária, são vídeos games e jogos de computadores que estimulam a violência, sinais estes que às vezes passam despercebidos pelos pais.
Em suma, é preciso que a sociedade esteja com os olhos voltados para o comportamento dessas crianças e que sejam adotadas medidas sócio educativas para a recuperação daqueles que cometeram infrações.

Por: Marta N. Rocha Santos
Graduando em Letras pela UNIMES

Um comentário: