quarta-feira, 23 de maio de 2012

Alfabetização Digital


De que forma podemos inserir a alfabetização digital nas escolas? Quais ferramentas podemos usar? Como manter tal processo nas salas de aulas sabendo – se das dificuldades econômicas que existe para permanência dessas ferramentas? Atualmente vivemos na era digital onde podemos obter conhecimento e compartilhação do mesmo em tempo real com pessoas de outros lugares através programas interativos como MSN, E-MAI, etc.
Tais recursos são utilizados por professores para tirar dúvidas de seus alunos e até mesmo proporcionar fóruns para discussão de temas onde cada um se sente a vontade para expor suas ideias como diz o PHD NORMAN COOBNS, sem medo da opinião dos colegas.
Mas sabemos que tal método para ser colocado em prática é necessário que haja um levantamento da realidade dos alunos conjuntamente buscando uma forma de inserir a alfabetização digital nas escolas; primeiramente é necessário que seja colocado a importância dos alunos estarem preparados para tal processo; segundo, de que forma a digitalização está presente no dia – a – dia do aluno; e buscar de cada uma um conceito pessoal alusivo ao assunto.
Como ferramentas para execução de tal processo temos: computador, reto projetor, TV..., sabemos que existe politicas para inclusão digital, porém na realidade ainda não chegou para todos. Atualmente as escolas reúnem seus alunos após aulas teóricas para aplicação do conhecimento adquirido em laboratórios de informática; uma alternativa para locais onde ainda não há tal aparato seria interação entre aula explicativa e aula prática através de TV e DVD ensinando passo – a – passo acesso ao computador e seus recursos.
Seria uma alternativa ou canal de aprendizagem acessível economicamente falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário