quarta-feira, 23 de maio de 2012

A IMAGEM DOCENTE NO PROCESSO EDUCATIVO


Que imagem temos do profissional docente? Por que os saberes didáticos são produzidos na ação? O que esperamos desenvolver como educadores no processo educativo? É com auxílio dessas interrogações que iremos desenvolver esta pesquisa dando, assim, uma conclusão coerente baseado no pensamento crítico que temos em relação ao educador e na contextualização que temos hoje na qual este profissional está inserido.

Ao longo dos anos temos dentro da sociedade um profissional que é sinônimo de qualificação, mercado de trabalho e humanização, visto que para ser tornar homem é necessário educar-se, conforme Comênio (Didática Magna), o professor. É ele quem está por trás do que somos hoje como cidadãos formadores de opinião, contribuindo para a formação crítica do aluno.

Tal formação critica ocorre por meio dos novos métodos de ensino presentes nesse panorama atual aonde o professor não é mais visto como um mero transmissor de conhecimento e sim um orientador. Para Elenir Souza Santos (Revista Gestão Universitária, Edição 40), “o professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva.”

Com novos recursos tecnológicos usados nas salas de aulas a metodologia de trabalho mudou para atender a nova realidade da qual o imagem do professor agora faz parte, um educador de olho nas ferramentas que possam tornar suas aulas mais produtivas e atraentes enquadrando-se em um mundo de jovens e crianças que já sabem navegar pela internet e fazem pesquisa. Isso reforça ainda mais a importância de se ter um imagem tecnologia agregado ao educador, com tudo isso o conhecimento deixou de ser o que Paulo Freire classifica com “deposito bancário”, passando a ser um unidade científica que gera novos conhecimentos, tendo profissional aliado a esse objetivo.

Mas sabemos que ao se ter um novo modo de trabalhar ou transmissão do conhecimento é necessário que se faça um estudo dentro do local ou sala de aula objetivando uma pesquisa no sentido de obter uma resposta do próprio contexto para que dessa observação nasça um novo método de ensino, após tal pesquisa podemos aplicar ou debater tais resultados junto aos alunos e grupo de professores, antes de levar para sala de aula criado assim saberes didáticos através da ação de buscar junto ao meio em que iremos trabalhar as respostas para as concepções em relação a nova forma de aprender que está sendo estudada com os mesmos alunos.

A exemplo temos também não apenas a produção de saberes didáticos temos ainda a modificação de alguns métodos que precisam ser adaptados para determinada realidade para atender até mesmos questões culturais sendo que o professor não pode ir contra a educação ou cultura  de alguém ou algum povo no intuito de aculturá-lo, assim, com esse detalhes podemos formar novos conceitos educativos.    

Logo, como educadores devemos zelar pela formação de cidadãos fazendo com que contribuam de forma participativa no processo de educativo seja com aluno ou pai, levando a cada uma a importância de se saber o porquê dos fatos a fundo investigando suas fontes procurando observar os eventos atuais e a repercussão dos mesmos dentro da sociedade dentro da escola sendo cada um meio de renovação e esperança de um mundo em que possamos viver o hoje nos preocupando com as gerações que viram, preparando, assim, um ambiente favorável à harmonia e igualdade educacional. 






              5. O Professor como Mediador no Processo Ensino Aprendizagem.
              Revista Gestão Universitária, Edição 40

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