quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sociologia na sala de aula.


A sociologia é uma ferramenta relevante na formação e no desenvolvimento do professor ao longo de sua carreira escolar. De que forma o docente pode utilizá-la no dia a dia em sala de aula? Quais os resultados que se pode obter com tal iniciativa educativa sociológica?

No processo de ensino o professor enfrenta um realidade onde precisa lidar com várias culturas diferentes com o único objetivo de desenvolver o senso crítico do aluno para determinado tema e não apenas prepará-lo para executar tarefas que se exige para o trabalho apenas a repetição de procedimentos, porém o professor precisa encontrar um ponto em comum entre os alunos para que com isso as diversidades culturais possamos estar em uma única sintonia para aprendizagem.

O primeiro passo para isso seria utilizar a sociologia no intuito de conhecer a realidade de cada um, sua vida no trabalho e em família, por meio de uma redação, também é relevante que os professores estejam atento ao comportamento de cada aluno e seu desenvolvimento, caso necessário chamá-lo para conversar procurando compreender sua dificuldade dentro da sal a de aula.

Em alguns casos é necessário recorrer a família para uma reunião com pais na própria escola, tal situação é indicada quando o aluno tem dificuldade para se abrir, para falar de sua vida pessoal que talvez esteja carregada de fatos que podem comprometer seu ritmo educativo, usar a família conjuntamento com professor de forma interativa no intuito de compreender o comportamento do aluno para que possa socializá-lo em sala de aula quando existe também falta de integração aos demais colegas de sala de aula.

O ponto comum dentro dessa diversidade seria o objetivo fazer com que forme pessoas com senso crítico, cidadãos que interajam com o meio em que vivem de forma participativa dando sua contribuição seja com perguntas ou resposta que tenham um foco voltado para temáticas sociais que fazem parte de nossas vidas desdo do princípio.

Com esse conhecimento social o docente pode avaliar qual o melhor método de ensino a ser aplicado para determinado contexto social, pode ainda haver a necessidade se se trabalhar com métodos flexíveis com por exemplo direcionar trabalhos que estimulem o aluno de suas autoestima dos que se dizem incapazes de fazer determinadas coisas ou de construir centro ponto de vista.

Logo, o resultado de se conhecer a realidade social de cada aluno e observá-lo é a interação do mesmo dentro da sala de aula, ajudando-os a compreender que dever repensar a realidade cada um para que possamos viver harmonia e contribuindo por um mundo cheio de pessoas que pensam em seus atos e as consequências dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário