quarta-feira, 23 de maio de 2012

Questionário de Sociologia



1º) Fator Social: ( Durkheim) São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Com base nesta definição podemos cita com exemplos no texto a rotina da garota Isabel.


2ª) Interação Social: Aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social. A partir desse definição temos como exemplo a mudança de comportamento de Isabel que sai da zona rural e vai para cidade.


3ª) Grupo Social: é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo. Com esse definição percebemos que a garota está inserida nos três grupos sociais, primário ( relação familiar), secundário ( pessoas que ela não manterá relação por muito tempo) e intermediário( envolve pessoas do grupo primário e secundário a exemplo disso temos a escola)


4ª) Estratificação Social: A estratificação social consiste na separação da sociedade em grupos de indivíduos (estratos sociais) que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc. A estratificação expressa desigualdades. A exemplo no texto temos tanto a origem de isabel com seu comportamento.


5ª) Classe Social: Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o economia. Diferencia-se da casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente é impossível mudar de status.




Fonte de Pesquisa: http://pt.wikipedia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário