quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Falta de Informações


A falta de acesso à informação prejudica e interfere no exercício da cidadania e consequentemente contribui para a formação de um quadro social onde essas pessoas, que se encontram a margem do grupo social, fiquem excluídas do processo de tomada de decisão visto que para isso é necessário está inserido num mundo de constantes mudanças e com grande excesso de informação circulando em vários tipos de mídia.

Porém para acompanhar as notícias citadas acima é preciso que tenhamos algum meio de informação: rádio, televisão,..., e internet. Há políticas públicas que são aplicadas através de programas de inclusão no mundo da informação através de tele centros, escolas públicas, biblioteca e ONG como AIPAC que em 25 de junho de 2006, levou, gratuitamente, cursos de informática e administração para jovens carentes das periferias de todo Brasil, conforme foi publicado no site http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2006/06/25/Brasil/ONG_leva_inclusao_digital_as_peri.shtml.

Apesar dessas excelentes iniciativas e programas, tais meios de acesso às mídias não está disponível a todos contrariando o artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que estabelecer passe livre a informação pública como um direito, conforme texto Informação para Todos no Brasil.

Por que isso acontece se o uso da internet no Brasil tem demonstrado níveis de grande relevância estando entre os cinco paises que mais buscam ou entram na dede? Seria a falta de regulamentação infraconstitucional do tema? Ou simplesmente a não aplicação de recursos públicos corretamente aliados as terias classificadas como privação social ou privação cultural?

Conforme trecho do texto O acesso à informação, como requisito para o exercício da cidadania (...) as disparidade de informações entre indivíduos que “sabem mais” e os que “sabem menos” provocam, geralmente, uma concentração de poder nas mãos dos primeiros”. Tais  fatos não estão  longes dos nossos olhos, é rotineiro a falta da participação de pais na escola, reivindicação de direitos quando mal tratados em instituições  sejam elas públicas ou privadas.

Sabemos também que ter um computador em casa, hoje, não é tão fácil com é retratado pela televisão, imagine só alguém com salário mínimo tendo que arcar com aluguel, alimentação e higiene. Procuram maquiar tal realidade acreditamos que tal pesquisa tenha levando em conta apenas o número de acessos sem relação direta com o número de acessos por habitante de forma individual ou por domicilio, vale lembra que com a disponibilizarão de internet em celulares esse quadro vem mudando.


Quanto à regulamentação infraconstitucional do tema seria necessária uma maior especificação ou mesmo fragmentação propondo regulamentação de leis de acesso à informação por tipo como lei de acesso a informação pública e lei de acesso à informação ambiental (...).

A última indagação levantada neste texto nos revela a impo tese mais adequada para os questionamentos levantados. Como percebemos e rotineiro vermos casos de corrupção com dinheiro público, dinheiro esse que em parte serviria para educação de cidadãos que sofrem muitas das vezes por questões históricas se colocarmos em evidência a privação social e cultural que sofreram ao longo de gerações.

Esperamos que a lei da ficha limpa realmente faça efeito e que venha reverter esse panorama onde quem sabe mais manipula quem sabe menos sendo que o tributo pago pelo que sabe menos sustenta essa hierarquia de poder onde quem paga não saber até mesmo do direito de conhecer que está sendo explorado e contribuído pela manutenção do sistema imobilidade social para muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário